quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grandes sons (III) - Black Sabbath / Heaven & Hell / Ronnie James Dio

Estimados ouvintes,

Parece que foi há pouco tempo, mas já passaram uns 12 anos.

Estava eu a vasculhar, mais uma vez, a colecção de discos do meu pai, e achei que estava na altura de ouvir um disco que ele lá tinha dos Black Sabbath: Heaven and Hell.


Na altura ainda não os conhecia, mas fiquei rendido logo nos primeiros riffs.

Longe de ser dos primeiros álbuns da banda (é de 1980) e tendo sido gravado, até, depois da saída de Ozzy Osbourne, não é provavelmente o que me recomendariam para começar. Mas a verdade é que, começando por aí, o som original dos Black Sabbath (os discos anteriores) não soava tão bem, principalmente por causa da voz. Ou pelo menos demorou algum tempo até começar a aceitar melhor.

É precisamente por causa da voz que vão ouvir de seguida que escrevo este post. A formação presente neste álbum formou, há alguns anos, os Heaven & Hell, para umas digressões por esse mundo fora. Teria, daqui a uns meses, oportunidade de os ver ao vivo aqui na Holanda, assim como teria também o público Português.

Teria, porque infelizmente o vocalista da banda, Ronnie James Dio, faleceu há uns dias.

Admito que, para além dos Sabbath, pouco conheço do seu trabalho. Mas conheço o suficiente para me ter marcado. Uma voz lendária do Heavy Metal que me deu como que as boas vindas a esse género musical (mesmo não tendo sido a primeira vez que ouvi esse tipo de música). Foi também nessa altura que percebi que a colecção do meu pai tinha mais jóias do que eu pensava.

Com isto queria apenas deixar aqui uma pequena homenagem a essa lenda, com algumas músicas desse grande álbum dos Black Sabbath. São precisamente as primeiras três do álbum, já que foram as primeiras três que ouvi.

As duas últimas tocadas mais recentemente pelos Heaven & Hell (mais por uma questão da qualidade dos vídeos). A primeira, sendo também a primeira música daquele álbum, quis colocar com um som mais próximo do original que me invadiu os ouvidos na altura. Obviamente nota-se de imediato a diferença na pujança daquela grande voz.


Black Sabbath - Neon Knights




Heaven & Hell - Children of the Sea




Heaven & Hell - Lady Evil




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: